segunda-feira, 12 de abril de 2010

Outras doenças... enchentes

Outras doenças que podem ser transmitidas pelas enchentes: hepatite, tétano, cólera, diarréia.
Resumidamente:

Hepatite:  no caso de enchentes. Evitar contato com água contaminada, alimentos devem ser bem lavados e colocados em solução de própria para alimentos, lavar bem as mãos antes de comer, são boas atitudes profiláticas. A vacinação não impede que a doença se instale, mas diminui a intensidade da doença.

Tétano: como está a sua vacinação contra o tétano? Adultos costumam esquecer que precisam se vacinar contra o tétano (e outras doenças). Verifique sua vacinação. Como se "pega" tétano? Pelo contato com terra, principalmente quando contaminada com fezes de animais, em espinhos de plantas, águas contaminadas, pregos enferrujados e latas velhas Existem outras formas, mas estas são as mais comuns).

Cólera: contato com água contaminada com fezes, frutos do mar (água salobra). O período de incubação é de horas ou até dias (5). O quadro abre com uma diarréia acompanhada ou não de vômitos. Não é comum encontrar dor abdominal e febre. A evolução é rápida. Daí a necessidade de procurar orientação médica rapidamente.

Diarréia evacuações líquidas com freqüência aumentada.

Como vocês podem ver os sintomas gerais são muito parecidos entre as doenças. Por isso, se você tiver contato com águas suspeitas de contaminação, verifique sua vacinação, anote os sintomas (início e evolução) e procure seu médico.

Nunca tome medicação por conta própria isto pode ser um risco para sua saúde.






4 comentários:

  1. Boas dicas! Interessante! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita, querida muito obrigado por seus carinhosos comentários, é uma satisfação receber recadinhos assim. De agora em diante vou seguir você também, Beijos

    Mariacininha

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!