domingo, 18 de abril de 2010

E hoje é o dia...

E hoje é o dia nacional do livro infantil!
Você sabe porque o dia 18 de abril foi escolhido para o dia do livro infantil?
Em 18 de abril de 1882 nasceu José Bento Monteiro Lobato. Ou como é mais conhecido: Monteiro Lobato. Ele foi o criador da literatura infantil no Brasil. Ele escreveu vários livros. Os mais conhecidos são os infantis. Mas sua obra também inclui a literatura para adultos.
Todos conhecem pelo menos um personagem da literatura de Monteiro Lobato.
Quer ver? Você conhece.... Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, a inesquecível Emília ou o sabugo de milho mais sábio do mundo o Visconde de Sabugosa? Quer mais? Que tal o Tio Barnabé, o Saci, a Cuca.... Foram tantos e maravilhosos personagens.... Grande escritor com uma mente inquieta e brilhante.


monteiro-lobato-personagens


Aqui um conto deste grande escritor com o título: "Os dois Ladrões".
Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro, e como não pudessem reparti-lo em dois pedaços surgiu a briga.
- O burro é meu! – alegava um – o burro é meu porque eu o vi primeiro…
- Sim – argumentava o outro – você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu…
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados…
- Que é do burro? Nem sombra! Riam-se – risadinha amarela – e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet.
Que quer dizer: quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto.
(Monteiro Lobato)



Quer mais? Aqui algumas sugestões.



Livros infantis de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho; Viagem ao Céu e O Saci; Caçadas de Pedrinho e Hans Staden; História do Mundo para Crianças; Memórias da Emília e Peter Pan; Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília; Geografia de Dona Benta; Serões de Dona Benta e Histórias das Invenções; D. Quixote para as Crianças; O Poço do Visconde; Histórias de Tia Nastácia; O Picapau Amarelo e a Reforma da Natureza; O Minotauro; A chave do tamanho; Fábulas; Os Doze trabalhos de Hércules (2 volumes).

5 comentários:

  1. Muito legal e sempre bom lembrar!beijos,lindo domingo,chica

    ResponderExcluir
  2. Bela lembrança, acompanhada de um inteligente texto, sou um amante desta leitura, minha mãe quase obrigava-nos a fazê-las, havia livro de histórinha por toda a casa, meu filho tb recebeu este carinho, ele leu os tres porquinhos, o chapéuzinho...adorei seu texto, e amei a lembrança, é por isso q gosto tanto dos blogs é só uma questã de pesquisar e se encontra pessoas iguais a vc, pra oferecer estas delicias, mas veja só, apesar das leituras infantis e foram muitas, não consigo seguir esta linha, minha doce mãe reclama, _ai, Wanderlen, será q só sabes escrever coisas sem vergonhas? Fico quieto, _q fazer mamãe acho q foi feitiche pelo chapéuzinho ou quem sb pela Mariazinha, coisa ssim, ela não aguenta e diz, _ é tu não jeito, mas a culpa não é minha, veja só, pq será q sai assim, um pseudo escritor desvairado? Bem, mas vc não é Psicóloga talvez nem tenha a resposta,quem sb a DÉIA tenha, mas não dá consulta por aqui, né DEIA, então minha linda pra vc bjos, bjos e bjossssssssss

    ResponderExcluir
  3. Querida Regina, fico grata por suas tão doces e gentis palavras sempre que me visita no Vórtice. Seu blog é adorável também e faz jus a sua delicada alma.
    Desejo-te um maravilhoso domingo e uma semana cheia de luz!

    Um abraço dessa Alagoana que te admira.

    ResponderExcluir
  4. Amiga

    Em datas comemorativas, quando presenteio meu neto Gabriel, junto ao brinquedo sempre vai um livrinho. Devemos cultivar nas crianças o belo hábito da leitura.
    Obrigada por suas visitas, adorei...
    Uma ótima semana!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que post interessante, amiga! Ler é tudo de bom!!! Gostei do teu incentivo!
    Boa semana!!!
    Bjkas!

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!