sábado, 16 de janeiro de 2010

Mordidas escolares

Não sei se este é o melhor título mas como prometido vamos falar um pouquinho sobre as mordidas, empurrões, chutes e crises de "zanga" na escola.
Se o seu filho for quem morde:
Primeiro converse com a professora e veja o que realmente aconteceu. Descubra o que levou a esta atitude. Pergunte também para a criança porque ela mordeu o coleguinha.
Se o seu filho foi mordido não entre em pânico. Pergunte para a professora o que aconteceu. Fale com seu filho e veja a versão dele.


Vamos exemplificar:
Dois amiguinhos Dudu e Pedrinho (são os bonecos que me ajudam nos cursos de gestantes).
Pedrinho queria brincar no balanço e o Dudu não deixava (aprender a dividir e compartilhar). Pedrinho contrariado empurrou o Dudu. Dudu sentindo-se contrariado "tascou" uma bela mordida no Pedrinho.
Vamos dar um intervalo para você pensar no assunto. O que fazer?


Pensou? Continuando a história...
Chegando em casa depois de conversar com a professora e a criança...


Casa do Pedrinho.
Mãe do Pedrinho: Filho você deveria ter pedido por favor. Empurrar o seu coleguinha foi muito feio. Ele poderia ter se machucado muito. Amanhã quando você chegar na escola quero que você peça desculpas ao seu coleguinha.
Pedrinho: Mas mãe ele me mordeu e não deixava eu brincar no balanço!!!
Mãe do Pedrinho: Eu sei mas quando isso acontecer você deve falar com a professora. Ser educado pedir por favor como fazemos aqui em casa. Empurrar não é educado. Quando ele mordeu você doeu? Eu sei que doeu. Mas pense se você tivesse pedido por favor e não tivesse empurrado o Dudu. Ele não teria mordido você. O importante agora é mostrar que você está arrependido e que sabe que fez algo errado. E diga para a mamãe ele não é seu amigo?






Casa do Dudu.
Mãe do Dudu: Você deveria ter deixado o seu coleguinha brincar no balanço. Você não gosta de brincar no balanço? Então? Todos os seus amiguinhos também gostam. O balanço é para todos brincarem. E quando todos brincam fica mais divertido.
Dudu: Mas mãe ele me empurrou!!!!
Mãe do Dudu: Eu sei e isso foi muito feio da parte dele. Mas você não facilitou dividindo com ele o tempo no balanço. E quer saber? Mordidas não são para homenzinhos inteligentes. E você é inteligente! Então eu quero que amanhã você peça desculpas para o seu coleguinha e para mostrar que você é mesmo um menino muito esperto vai combinar com ele de dividir o balanço com todos. Quero que peça desculpas a mãe dele também. Diga que você não vai mais fazer isso e que sente muito. Eu vou ficar orgulhosa de saber que meu filho esta cada dia mais inteligente, esperto e educado. Agora dá um abraço na mamãe.






Agora diga: quem fez o certo?







6 comentários:

  1. As duas.Agora me diga o que fazer quando seu filho morde, bate, da empurroes sem mais nem porque. Ja conversamos ja coloquei de castigo (os tres minutinhos recomendados). Ele gosta muito do Ben 10 digo que o Ben nao faz isso e que um super Heroi de verdade nao faz isso. Ele fica triste diz que nao vai mais fazer e... ja sabe. Quando tem oportunidades faz tudo de novo.Fico muito preocupada pois ele ainda nao esta na escola. Gostaria de coloca-lo em um esporte mais tenho medo pois muitas mamaes nao fazem como a mae do Dudu e do Pedrinho. Para piorar esta batendo no papai e na mamae e muito respondao. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Glauce! Demorei um pouquinho para responder, mas como isso é uma situação bem comum nos dias atuais queria uma resposta direta. Isso foi uma tarefa difícil. Vou dar algumas orientações. (Prometo um post mais completo.)
    O principal tópico é a parte do "batendo no papai e na mamãe". Você deve coibir isso. Afinal ele tem 3 aninhos. Todas as vezes que ele tiver uma atitude assim abaixe e fale de forma firme e sem rir. Mamãe/papai não gosta disto. Leve-o para um local de castigo onde não tenha nenhuma distração. Depois que acabar o tempo abaixe e pergunte porque ele ficou de castigo. Ele tem que entender o motivo. Crianças só conseguem "entender" por repetição. Baseado nisso todas as vezes que você considerar a atitude inaceitável faça a mesma coisa. Espero ter ajudado. Beijinhos para todos

    ResponderExcluir
  3. meu filho de 1 ano foi mordido na escola, a professora explicou que as crianças estavam disputando um brinquedo quando a outra criança tascou uma mordida nas costas do meu filho. Na hora não fiquei brava com a professora, mas não gostei, como devo falar com ela ?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    primeiro acho importante você saber, pelo seu filho, como foi que aconteceu a mordida. Se ele ainda não fala você pode fazer uma dramatização com bonecos. Explico melhor: pegue dois bonecos e diga este boneco é você e este é o (nome da outra criança) peça que ele demonstre como aconteceu. Caso você chegue a conclusão que foi uma disputa apenas. Peça a professora para conversar com a mãe da outra criança. Explique que entende que disputas nesta idade são comuns mais que você não gostaria que seu filho voltasse a ser mordido pelo coleguinha novamente. É assim que começamos a educar. E você dará uma oportunidade da outra mãe de conversar com o filho e explicar que mordidas são inaceitáveis e que disputas não são resolvidas assim. Se você tiver intimidade com a outra mãe pode conversar com ela e com a professora. Porém, se for agressão sem fundamento, mordeu sem ser por um motivo (disputa pelo brinquedo) recomendo que fale com a professora que entende disputas por um brinquedo. Mas mordidas sem razão/motivo aparente (para os olhos infantis - lembre-se sempre disso as crianças não encaram o mundo como os adultos) não são aceitáveis. O mais importante. Sei que seu filho foi mordido mas aproveite para explicar que o coleguinha não agiu direito e o que ele fez foi muito feio e que doeu. Então ele não deve fazer a mesma coisa.
    Se as mordidas continuarem recomendo que fale com a professora e a diretora. Se mesmo assim não resolver... pensar em trocar de escola pode ser uma opção.
    Se tiver mais dúvidas me envie,
    um abraço,
    Regina

    ResponderExcluir
  5. Meu filho tem 2 anos, e está mordendo sem nenhum motivo os amiguinhos na escola. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Primeiro recomendo que veja com a professora e com seu filho em que circunstâncias as mordidas acontecem. Seu filho pode ter algum motivo para estar mordendo. Com 2 anos as crianças já conseguem discernir o certo do errado. Mas precisam de repetição constante para poderem "entender". Ou seja, todas as vezes que ele fizer alguma coisa que você achar inadequada vc deve abaixar e falar com voz firme e em tom normal (gritos não ajudam nesta hora). "Isto (aquilo que a criança fez) não está certo. Se você fizer novamente ficará no cantinho do pensamento!". Caso seu filho repita a atitude coloque-o no cantinho do pensamento.
    Cantinho do pensamento deve ser um lugar sem distrações (tv, jogos, rádio, brinquedos e qualquer coisa que possa virar uma distração). Não coloque no quarto. O quarto tem que ser um local seguro e sem ligação com o cantinho do pensamento).
    Se ele repetir; pegue-o pela mão sem falar nada e coloque no cantinho do pensamento. Pode ser que ele saia do cantinho algumas vezes. Se isso acontecer volte pegue sem falar nada e coloque no cantinho do pensamento.
    Quando acabar o tempo abaixe-se e pergunte porque ele ficou ali? Depois peça um beijo ou um abraço ou os dois!!
    Com a repetição a criança aprende. Mas sempre verifique se não aconteceu alguma coisa para provocar a mordida. Converse com seu filho. Mesmo se ele achar que foi certo. Explique que mordidas, brigas, empurrões... não são certos. Tenha persistência e aplique isso para todas as atitudes que você achar inadequadas.
    Um detalhe nunca diga que vai colocar no cantinho do pensamento e não cumpra. Isso é um erro muito comum! E também não ria se achar que a criança está tendo o comportamento inadequado.
    Se tiver mais dúvidas me escreva.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!