domingo, 12 de julho de 2009

Nebulização

Você sabe fazer uma nebulização corretamente?


(Foto: José Leomar)


Neste período de inverno muitas crianças e até adultos necessitam fazer nebulização. A nebulização é um excelente instrumento quando bem feito. Aqui vão algumas dicas:

- sempre utilize as medicações prescritas por seu médico e principalmente nas quantidades prescritas. Relate toda e qualquer medicação que você esteja utilizando para o seu médico. Isso pode fazer uma grande diferença na prescrição. Você pode estar usando uma medicação que esteja mascarando os sintomas.
- a criança deve estar sentada ou se for muito pequena deve estar no colo.
- tamanho da máscara - há tamanhos para cada idade; crianças pequenas, adolescentes e adultos. Uma boa dica é verificar se a máscara cobre o nariz e a boca.
- colocar a máscara, de preferência com a boca aberta, respirando profunda e lentamente.
- quando acabar você deve lavar a parte desmontável, lavar com água e detergente neutro. Coloque de molho em uma solução germicida por 30 a 40 minutos. (Depois de usada a solução deve ser descartada.) Enxaguar em água corrente e secar.

Mais um detalhe que pode parecer simplório mas... nunca deixe uma criança sozinha sem a supervisão de um adulto, mesmo que "ela já esteja acostumada". Crianças são crianças por isso precisão de supervisão constante.

110 comentários:

  1. Tenho uma dúvida. Quando fizer a nebulização posso fazer longe do rosto ou a máscara precisa ficar bem perto do rosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem perto do rosto ja usei isso <3

      Excluir
    2. Para ter um resultado melhor, é importante ficar bem próximo do nariz e da boca.

      Excluir
  2. Joanna foi bom você ter perguntado isso. Muitas vezes a nebulização não dá os resultados esperados porque está sendo feita longe da face. Tente colocar bem perto do rosto cobrindo bem o nariz e a boca. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. oi, preciso saber se posso amamentar depois da nebulizaçao o meu bebe e sair de casa

    ResponderExcluir
  4. Olá! Vejamos se entendi a sua dúvida. De forma prática aguarde alguns minutos (de 20 a 30 minutos) para amamentar o bebê. Pois não sabendo quais medicações foram usadas e qual foi a indicação para a utilização da nebulização esta é a melhor forma. Quanto a sair e dar uma voltinha com o bebê após a nebulização tudo bem. Vc não precisa se preocupar. Saia e divirta-se passeando com seu bebê.

    ResponderExcluir
  5. A inalação ajuda soltar o catarro? O berotec acelera o coração?
    Ilda saibs, Camboriu ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ilda! Existe diferença entre Nebulização e Inalação. São duas coisas diferentes. Mas muitas pessoas acham que é a mesma coisa. Esta confusão é muito comum. Mas como você mencionou a medicação berotec acredito que você esteja se referindo a Nebulização. A nebulização pode ajudar a fluidificar as secreções facilitando a sua sua eliminação. Quanto a medicação posso orientar que só use a medicação prescrita pelo seu médico. Cada pessoa é diferente uma da outra. A dose usada para uma pessoa pode ser prejudicial para outra. Então o melhor é vc se informar sobre seu estado com seu médico ele conhece você e poderá ajudá-la. Abraços,

    ResponderExcluir
  7. ola gostaria de saber de quanto em quanto tempo se poder fazer nebulizaçao no bebe..se tem um tempo certo

    ResponderExcluir
  8. Denis boa noite. Os intervalos entre as nebulizações vão depender da gravidade e das medicações que serão prescritas pelo seu médico. Quando se prescreve a nebulização coloca-se o intervalo entre elas levando em conta o estado do paciente e a medicação prescrita. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. tenho que esperar a solução evaporar completamente para parar a nebulização, ou tem um tempo certo!
    Gina - RJ

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Gina.
    Isso vai depender do tipo de nebulização e do tipo de aparelho que você está usando.
    Existem no mercado diversos tipos de aparelhos. Os ultrasônicos, os comuns e diversos tipos. Mas, em geral, recomenda-se que espere evaporar toda a medicação (para os aparelhos tradicionais), salvo alguma recomendação médica em contrário. Abraços

    ResponderExcluir
  11. eu quero saber se meu bebe amamentou , quanto tempo depois ja da para fazer a nebulizacao? ou nao precisa esperar nada?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo você deve avaliar isso junto ao seu pediatra. São, como já expliquei, diversos medicamentos que podem ser usados entre outros fatores. Neste caso o ideal e você conversar com o médico que prescreveu a nebulização. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá dra Regina.
    Tenho um bebê de 9 meses que estava com tosse produtiva hà mais de uma semana, porém sem febre. Como acabei de fazer um novo plano de saude ainda estou na carência e só pude levá-lo na emergência. A pediatra da emergência receitou um xarope, um inalador e nebulização com berotec (2 gotas diluídas em 2,5 ml de soro de 6/6 horas). Gostaria de saber quanto tempo devo nebulizar e se vc concorda com a conduta desta médica?
    muito obrigada!
    Cecília-RJ

    ResponderExcluir
  14. Cecília boa noite.
    Como não tenho dados precisos sobre o estado do seu bebê não posso orientar quanto ao tratamento. Recomendo que faça a medicação como prescrito pela médica. Caso você não sinta melhoras retorne ao médico para reavaliar o quadro do seu bebê.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Regina.

    Desejo saber se nessa epóca de outono-inverno e tempo muito seco existem atitudes a serem tomadas para aumentar a resistencia dos baixinhos. Tenho um filho de 3 anos que a cada 15 dias aparece com um resfriado, ou uma virose que toda a salinha da escola está também. Sempre te um nariz entupido, um espirro, uma febre que vem e vai de uma ora para outra...É dureza...Obrigada e abraços.
    Isabela Sena - BH _ MG

    ResponderExcluir
  16. Olá Isabela! Este é um período de descobertas de um mundo novo!Que vai além dos encontros familiares e dos amiguinhos do parque ou do play do prédio. As crianças quando vão para creche ou para a escola acabam tendo maior probabilidade de resfriados e viroses em geral. Isso se deve a um contato maior com outras pessoas. Mas não se assuste! Tente manter o ambiente ventilado, ensine a lavar bem as mãos e ofereça bastante líquido. Isso já ajudará muito!
    E aproveite para curtir este período maravilhoso que é ter uma criança nesta idade por perto. Abraços e parabéns pelo seu pequeno homenzinho!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Boa noite!!!
    Minha filha tem 8 meses, e há uma mes teve uma tosse e levei ao PED e indicou nebulização com berotec por 5 dias, e assim melhou, só que agora ela está ficando com o narizinho congestionado e escorrendo, então gostaria de saber, se eu posso dar nebulização com soro? E de quantas em quantas horas posso dar???

    ResponderExcluir
  18. qual a diferença entre inalacão e nebulização ?

    ResponderExcluir
  19. OLA DRA.REGINA, TENHO UM BEBE DE 7 MESES E ESTOU FAZENDO INALAÇÃO NELE SOMENTE COM SORO FISIOLOGICO PARA VER SE MELHORA O CATARRO E A TOSSE QUE ESTA HA MAIS DE 3 SEMANAS.LEVEI ELE NO MEDICO MAIS DE 3 VEZES MAS COMO MORO EM LONDRES(REINO UNICO)OS MEDICOS AQUI SEMPRE FALAM QUE E NORMAL E NAO RECEITAM MEDICAMENTO NENHUM, ENTAO RESOLVI FAZER INALAÇAO POR CONTA PROPIA. DE QUANTO EM QUANTO TEMPO EU POSSO ESTAR FAZENDO INALAÇÃO NO MEU BEBE, ELE AINDA ESTA COM MUITA TOSSE E ATE VOMITA POR CAUSA DELA,NAO SEI MAIS O QUE FAZER!A MEDICINA AQUI DEIXA MUITO A DESEJAR.ABRAÇOS. ALINE LIMA. LONDRES-INGLATERRA.

    ResponderExcluir
  20. Nebulização acelera o coração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo o importante é lembrar que a medicação deve ser usada com cautela e com orientação médica. Converse com o seu médico. Existem diversas medicações que podem ser usadas associadas ao soro fisiológico na nebulização. E as reações podem ser diferentes para cada pessoa, daí a necessidade de falar com seu médico. Um abraço

      Excluir
  21. oi gostaria de saber quantos minutos de nebolização devo fazer na minha filha de 1 ano e 5 meses

    ResponderExcluir
  22. Olá, estou fazendo nebulização na minha filha, e estou estranhando que nao sai nenhum vapor, o médico prescreveu 3ml de soro fisilogco, atrovent e berotec. É desse jeito msm?

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr, bom dia.

    Tenho uma bebe de 6 meses, e ela esta muito resfriada,levei ela no pediatra e ele passou nebulização. Comecei a fazer, só q ela agora toda vez q tosse vomita. Isso é normal,e sempre sai catarro. Bjs Daniele Rj

    ResponderExcluir
  24. Daniele boa noite! Vc deve verificar com o pediatra que receitou qual a medicação está sendo usada e se isso é algum efeito da medicação. Entre em contato com o pediatra que atendeu o seu bebê ele poderá dar melhores orientações. Um abraço

    ResponderExcluir
  25. olá, gostaria de saber se pode nebulizar bebês á noite? ou depois da meia noite?

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostaria de saber se posso nebulizar meu bebê à noite, ou depois da meia noite? Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Debbie vai depender do tipo de nebulização (os medicamentos utilizados), qual o efeito desejado e qual a indicação da nebulização.

    ResponderExcluir
  28. oi eu poso ter um cilindro de oxigenio em casa?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo você pode ter oxigênio em casa no entanto você precisa ter alguns cuidados específicos. Procure orientação com empresas que fazem serviço de home care e verifique a legislação vigente.

    ResponderExcluir
  30. ola..boa noeite gostaria de saber minha filha eata gripada e com uam toce seca eu neboliso em quanto em quanto tenpo..

    ResponderExcluir
  31. Anônimo primeiro vc tem que saber se ela está realmente gripada, resfriada ou apresentando reação alérgica. Quanto ao intervalo e o tempo de duração da nebulização vai depender dos medicamentos que seu médico prescreveu. Abraços

    ResponderExcluir
  32. Olá,comprei nebulizador,mas ele não faz aquela fumacinha na máscara isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se ele está funcionando corretamente. Consulte o local onde você comprou o aparelho.

      Excluir
  33. Boa noite, é verdade que deve-se evitar nebulizar crianças com soro fisiológico gelado? Para manter o soro em dia nao devemos mantê-lo na geladeira? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar o soro em embalagens menores o que facilita a utilização. Evite usar o soro gelado. Caso você tenha a embalagem grande é importante que você siga as instruções para a conservação.

      Excluir
  34. Olá, gostaria de saber se é contra indicado nebulizar crianças com soro fisiológico gelado, que se encontra neste estado devido a manutenção de sua validade, mantendo-se em baixa temperatura na geladeira. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O soro em embalagens maiores pode e deve ser conservado resfriado. Recomenda-se que para o uso ele deva estar em temperatura ambiente. Deve-se observar que, mesmo resfriado, o soro tem prazo de utilização após aberto pois ele corre o risco de contaminação.

      Excluir
  35. Olá, tenho uma filha que está com problemas de congestionamento nazal, eu acredito que possa ser alergico, se for alergico posso fazer nebulização para facilitar a respiração? Eu até já fiz duas vezes e melhorou, pois ela não estava conseguindo dormir. É verdade que o soro ele tem duração recomendavel de 5 dias após aberto, pois depois desse prazo a utilização desse não é mais eficaz? Minha filha tem 7 meses. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo recomendo que a sua filha seja avaliada por seu pediatra. Explico porque: só conseguimos determinar qual a indicação após uma criteriosa avaliação de cada caso. Não há como indicar uma ou outra medicação sem avaliação do paciente. Quanto ao soro após aberto deve ser conservado em local fresco e fora do contato com o sol, pois isso pode facilitar contaminação e/ou "estragar" o soro.
    Mas cuidado que mesmo você seguindo essas orientações o soro pode ser contaminado. Por exemplo: se estiver muito quente e você colocar na porta da geladeira a abertura constante da geladeira vai fazer com que ocorra variação de temperatura e isso pode levar a deterioração do produto. O ideal é que o soro seja usado por completo no momento de abertura. Por isso, é interessante usar as embalagens de menor volume. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Olá, o João Manoel tem 3,5 meses e está com tosse, nariz congestionado (respiração ofegante e ruidosa) e algun catarro no vômito (refluxo)pergunto se haveria algun benefício nebulizar sem medicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo recomendo que você procure seu pediatra para uma avaliação. Abraços

      Excluir
  38. qual a diferença entre inalação e nebulização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite anônimo!! Uma forma simples de explicar é que a nebulização e´feita por nebulizador e a inalação é feita com água quente com ou sem medicação. A primeira age no trato respiratório inferior e a inalação tem ação no trato respiratório superior. Espero ter esclarecido. Abraços

      Excluir
  39. Bom dia minha filha está ficando gripada ela tem 4 meses, posso usar soro fisiologico na nebulização para ajudar na respiração? Por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  40. Thiago Chaves recomendo que a sua filha seja avaliada pelo pediatra que a acompanha na puericultura (visto que ela está com 4 meses). Ele poderá indicar qual a melhor opção de tratamento para a sua pequena princesinha. Não faça medicações sem o conhecimento do seu médico. Abraços

    ResponderExcluir
  41. MEu filho tem 2,5 anos.
    Foi receitado berotec e atrovent 5 gotas cada.
    Posso fazer o procedimento de neulização com ele dormindo, ja que o mesmo acelera as batidas do coração?

    ResponderExcluir
  42. Anônimo cada pessoa tem uma tolerância maior ou menor para cada medicação. É importante que você avalie com o seu médico o quadro clínico do seu filho para poder esclarecer a dúvida.

    ResponderExcluir
  43. boa noite doutora meu bebe tem 4 meses esta com uma tosse a 15 dias o pediatra passou receitou um xarope de nome hidroxizina já esta tomando a 5 dias e não teve efeito muita tosse a noite e quando da a mamadeira pra ele me ajude ?

    ResponderExcluir
  44. boa noite doutora meu filho tem 3 meses esta com uma tosse a 15 dias o pediatra passou um xarope de nome hidroxizina já esta tomando a 5 dias e não teve efeito oq vc me aconselha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio entre em contato com seu pediatra. Ele poderá avaliar o que está acontecendo com o seu bebê. Abraços

      Excluir
  45. Tem alguma dica para fazer nebulização num bb de 8 meses que não deixa, não fica quieta, grita, bate as pernas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!Você pode tentar distrair o seu bebê com uma música, um brinquedo ou outra atividade que ele goste. Mas é importante que você transmita tranquilidade para o seu bebê. Abraços

      Excluir
  46. Eu fiquei preocupada ao ler que não se deve usar o soro gelado para a nebulização, eu faço 5ml de soro com meia dose de clenil A .Devo ficar preocupada? Pois sempre faço. Abraços

    ResponderExcluir
  47. Fiquei preocupada ao saber que não é legal fazer nebulização com soro gelado, eu sempre faço. Estou fazendo no momento 5 ml de soro e meia dose de clenil A. Pois meu bebe ta com uma tosse chata, e à noite estou fazendo essa nebulização! Devo me preocupar com esse fato do soro gelado?
    Desde ja Agradeço!

    ResponderExcluir
  48. Luciane - RS

    Boa noite, tenho uma duvida fazer nebulização em bebê dormindo tem o mesmo efeito quando que acordado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a finalidade da nebulização prescrita? Quais as medicações que estão sendo utilizadas? E qual o quadro clínico do paciente? Isso e mais alguns detalhes devem ser observados para orientar quanto a nebulização. O melhor é vc entrar em contato com o médico que prescreveu a nebulização e conversar com ele. Assim vc terá uma resposta mais segura.

      Excluir
  49. minha pediatra mandou que tomase soro gelado maisor li que não é bom e ai dout

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está falando de TRO? Hidratação oral?? Se for você pode fazer uso do soro gelado sem problemas.

      Excluir
  50. Tenho um filho de 53 dias está gripado posso fazer nebolização nele? caso seja sim de quanto e quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nebulização é um procedimento e deve ser indicado por um médico que tenha atendido o seu filho. Não faça e/ou administre nada ao seu filho sem antes consultar um médico. Leve o seu filho para uma avaliação.

      Excluir
    2. Obrigado, Regina Guedes.

      Excluir
  51. Nebulização é um procedimento e deve ser indicado por um médico que tenha atendido o seu filho. Não faça e/ou administre nada ao seu filho sem antes consultar um médico. Leve o seu filho para uma avaliação.

    ResponderExcluir
  52. ola,tenho um sobrinho de 4 meses e ta bem gripadinho,posso fazer nebolizaçao nele so com soro fisiologico?
    vai fazer algum efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo não há como indicar nebulização sem avaliar o bebê. Leve o seu sobrinho ao pediatra. Ele pode estar só resfriado e não estar gripado o que é diferente. Não faça medicações sem consultar seu pediatra.

      Excluir
    2. Boa tarde! Minha bebê possui 1 ano e 3 meses e com a mudança de tempo notei uma coriza em sua narina de coloração clara e fluida. Normalmente, utilizo nbz apenas com SF 0,9% em temperatura ambiente por, no mínimo, 20 min. Gostaria de saber se há contra indicação como realizar essa nbz após ingestão de alimentos (visto que não possui nenhum tipo de medicação). Grata!

      Excluir
    3. Regina,muito obrigada levamos meu sobrinho no pediatra
      e ele falou que a nebolizaçao poderia ate piorar o que ele tinha...

      Excluir
    4. Anônimo desejo melhoras para o seu sobrinho! Felicidades!! E obrigada por ter compartilhado as informações. Volte quando desejar e pergunte sempre.

      Excluir
  53. Gostaria de saber,pois tenho uma nenem de 7 meses e sem perceber fiz a nebolização e ao inves de soro foi colocado junto a agua do nebolizador e o berote e o atrovent.Sei q nao é bom,mas qual as reações e devo fazer algum exame nela? foi um pouco,mas quero saber os risco q corro,obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo você usou água no nebulizador? São coisas bem diferentes. Recomendo que verifique sempre o que for administrar como medicação. Procure o seu médico para uma avaliação.

      Excluir
  54. Tenho um filho de 10 meses e faço nebulizaçao com berotec 6 gotas e atrovent 3 gotas nao é demais? Pode ter algum tipo de problema cardiaco nele com o tempo ja que um dos medicamentos acelera o coração? fiquei preocupada depois que soube, mas foi prescrito por um medico ps. karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karkasmunik atualmente existem diversas medicações que podem ser usadas por via inalatória. Como não seu o caso do seu filho não tenho como fazer uma boa avaliação. Mas posso dizer que o melhor é ser orientado de como e quando usar todo e qualquer medicamento. Ligue para o médico que fez a prescrição e tente conversar com ele/ela. Assim poderá tirar suas dúvidas e ficar mais tranquila.

      Excluir
  55. Boa noite, Dra! Gostaria de saber se posso higienizar as partes do nebulizador com água fervente ao invés de solução? Como seria essa solução? E é necessário lavar a mangueirinha também?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria é muito importante lavar e higienizar todas as partes laváveis do nebulizador. A água fervente não vai limpar e pode inclusive estragar a mangueira.

      Excluir
  56. Boa noite, Dra! Gostaria de saber se posso higienizar as partes do nebulizador com água fervente ao invés de solução? Como seria essa solução? E é necessário lavar a mangueirinha também?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria excelente pergunta!! Você deve lavar com água e detergente neutro todas as partes laváveis (inclusive a mangueirinha). Depois enxaguar bem. No final você pode usar aqueles produtos que usamos para higienizar alimentos. Pode ser em pastilhas ou em gotas. Deixe o tempo recomendado na embalagem. Depois é só secar e guardar.

      Excluir
  57. Boa noite! O Pediatra do meu bebe receitou Afrin 12h adulto para misturar ao soro na nebulização. Gostaria de saber se tem alguma contra indicação ao usar esse medicamento, pois há o Afrin pediatrico tb. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o seu pediatra e converse com ele/ela. Cada criança é diferente uma da outra.

      Excluir
  58. Ola Dra. Boa Noite
    tenho um filho de 5 meses e já hoje esta fazendo uma semana que eu estou fazendo nebulização com 5 Ml de Soro e 7 gotas de Afrin ( o que foi prescrito pelo pediatra) e não estou vendo nenhum resultado, porem, eu não sabia que não podia fazer a nebulização com o soro gelado, gostaria de saber se a NÃO melhora do meu Príncipe Guilherme é por esta falta de conhecimento minha.
    Por favor me esclareça melhor sobre a nebulização com soro e as causas de utiliza-lo gelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Chrislaine! Se o seu bebê está fazendo a nebulização há uma semana e você não está sentindo melhoras está na hora de retornar ao pediatra para reavaliar a situação. E não é por isso que ele não está melhorando. Mas é importante que ele seja avaliado. Abraços

      Excluir
  59. Ola Dra. Boa Noite
    tenho um filho de 5 meses e já hoje esta fazendo uma semana que eu estou fazendo nebulização com 5 Ml de Soro e 7 gotas de Afrin ( o que foi prescrito pelo pediatra) e não estou vendo nenhum resultado, porem, eu não sabia que não podia fazer a nebulização com o soro gelado, gostaria de saber se a NÃO melhora do meu Príncipe Guilherme é por esta falta de conhecimento minha.
    Por favor me esclareça melhor sobre a nebulização com soro e as causas de utiliza-lo gelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o príncipe Guilherme necessita de uma nova avaliação do pediatra. Marque uma consulta com seu pediatra. Quanto ao soro evite o uso do soro gelado. Um abraço

      Excluir
  60. Dra. Regina, meu filho vai fazer 3 meses no proximo dia 15 e desse q nasceu tem problemas com cansaco. Ate ja passou 8 dias internado. Ja tomou diversas medicacoes. Inclusive antibioticos. Como o amoxicilina e a eritromicina. Mas a nebulizacao esteve sempre presente nesses tratamentos. Com a medicaco indicada o medico. Algumas vezea berotec outras clenil A. A dois dias fui para mais uma avaliacao e a medica disse q tinha pouca secrecao e como ele ja tinha tomado os cinco dias de clenil eu poderia parar a medicacao. Porem ele ainda continua com uma tosse leve e comecou a cansar novamente. Como a consulta demora eu estou fazendo nebulizacao so com soro uma vez q nao sei se posso dar novamenge com as medicacoes citadas. Queria saber se posso estar fazendo algum mal. Se isso pode piorar o quadro ou se e bom para remocao da secrecao.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite anônimo! Recomendo que retorne a sua pediatra. Se ele voltou a ficar cansadinho pode ser sinal de alteração do quadro. Não introduza nenhuma medicação sem a prévia avaliação da pediatra que acompanha o seu bebê. Um abraço

    ResponderExcluir
  62. ola Dr. Regina,
    tenho uma princesa de quase 2 meses que esta com secrecao a umas semanas que aparece normalmente durante a noite impedindo-a de dormir pois assusta com a falta de ar ou a secrecao sendo engolida.
    comprei o nebulizador da pulmosonic e o pediatra recomendou fazer com soro 3ml porem nao sei de quanto em quanto tempo e por quanto tempo devo fazer.
    o nebulizador fica ligado por 12 min no automatico e depois desliga.
    qual a melhor hora para fazer antes ou depois de amamentar e quantas vezes ao dia!
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Erika! O ideal é você fazer a nebulização no período do dia que ela estiver mais ativa. Quanto ao número de vezes que você pode fazer as nebulizações depende da indicação que o seu pediatra viu para a prescrição. Entre em contato com ele e veja quantas vezes ele acha que a sua pequena princesa precisa. Abraços e felicidades.

      Excluir
  63. Boa tarde. Minha de 4 anos e extremamante alérgica. Hj teve uma crise de laringite brava na madrugada. Sempre faco inalação com berotec, atrvent e afrin pedistrico, recomendações do pediatra. Hj fui ao Pronto atendimento, e sabado, e a pediatra d plantao me apavorou, q vou matar minha filha por usar afrin, mas rka usa desde 2 snos. Quais os efeitos reais do Aftin? Obrigada. Ana carolina

    ResponderExcluir
  64. Meu Bebe Tem 15 Dias De Nascido . Ele ta Muito Gripado, Torcindo , Espirrando , E Quando Respira Faz Uma Zoada Estranha Vindo Do Pulmãozinho Dele ele Fica Muito Aguniado e Não Consegue Dormi. Fui Na Maternidade e A Doutora Passou Dois Remedios ... DECONGEX PLUS E ESTOLATO DE ERITROMICINA. Mais Meus Familiares Falou Que Ele Não Pode Tomar Nem Um deses Remedios Oque Eu Faço? Obrigadoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ádamo seu bebê é muito novinho. E seria importante que vc voltasse na emergência para uma reavaliação e conversasse com um médico para tirar as dúvidas com relação a medicação. Depois do médico examinar o seu bebê ele poderá dizer se as medicações são indicadas para o quadro do seu bebê. Pergunte se tiver dúvidas. Não saia sem entender direitinho o que está acontecendo com seu bebê.

      Excluir
  65. Qual a temperatura correta do soro para nebulizar? Podemos fazer com ele gelado ou deve ser em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo o ideal é que vc use o soro na temperatura ambiente. Já existem flanconetes (bisnagas de plástico semelhantes a ampolas de injeção) com quantidades menores de soro para serem usados na nebulização.

      Excluir
  66. Ola Dra Regina,
    Tenho um bebe de 8 meses que esta com bronquiolete, ela é tratada so com aerosol ou com medicação via oral tb?
    Faço aerosol com2 ml de soro, 4 gotas de aerolin nebules e 1/2 flaconete de clenil A, e disse q se não melhorasse era pra dar prelone, o prelone é para a bronquiolite fiquei na duvida.

    Obrigada

    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra vc não especificou as medicações, os intervalos, quantidades e o quadro clínico da criança. Verifique na receita como foi prescrito. Prelone é um corticoide que pode ser usada em diversas situações. Porém, como não examinei o seu bebê, não posso indicar o uso de medicação. Ligue para sua médica e verifique se há a necessidade de usar o medicamento.

      Excluir
  67. Olá. Existe algum problema em fazer nebulização em uma criança de 1ano e meio deitada e de lado?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo é importante saber por qual motivo a nebulização foi indicada e quais os medicamentos que estão sendo usados.

      Excluir
  68. Oi dra Regina, minha bebe ta com quase 2 meses, há 13 dias que ta com um catarro super incomodo, principalmente a noite ela chega até a engasgar e fica com muita dificuldade em respirar, já levei ao pediatra 2 vezes, ele auscultou o pulmão e disse estar limpo, só passou nebulizaçao com soro e salsep

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo. Vc disse que seu bebê está com dificuldade respiratória. Recomendo que converse com o pediatra que está acompanhando o seu bebê e fale sobre suas preocupações. Não examinei o seu bebê e me faltam informações. Não deixe de conversar com o pediatra. Isso é o mais importante!!!

      Excluir
  69. Mas não estou vendo resultado nenhum, estou preocupada e com medo desse catarro evoluir pra algo pior, ele disse que o problema dela era refluxo e passou Label. Gostaria de uma opinião sua, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo vc deve falar com o pediatra que está acompanhando o seu bebê. Anote todas as suas dúvidas. Pergunte tudo. Esclareça as suas dúvidas. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Ola regina, dou neblizaçao contendo so o soro fisiologico na minha filha de 1 ano varias veses ao dia. Faz mal?

      Excluir
    3. Ola regina, dou neblizaçao contendo so o soro fisiologico na minha filha de 1 ano varias veses ao dia. Faz mal?

      Excluir
    4. Anônimo não recomendo que faça nebulização sem orientação médica. Procure o seu médico para uma avaliação.

      Excluir
  70. Doutora meu pediatra receitou Afrin p nebulizacao do meu filho de 7 meses...mas li na bula q nao deve ser usado em criancas menores de 6 anos...oq faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaci Coutinho recomendo que entre em contato com o pediatra e converse com ele sobre a indicação. Acredito que ele após avaliar clinicamente o seu bebê poderá orientar vc. Não deixe de falar com seu médico.

      Excluir
  71. Afrin pode ser usado em criancas menores de 6 anos na nebulizacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaci Coutinho cada criança tem características próprias e como digo sempre "cada um é um ser único! Ninguém é completamente igual ao outro"! Então é importante avaliar cada caso separadamente. Converse com o seu pediatra para poder tirar suas dúvidas.

      Excluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!