sexta-feira, 3 de julho de 2009

Chuva e férias

Estamos em tempo de inverno e alguns dias serão chuvosos e frios. O que fazer com a criançada de férias?
Uma das opções é a leitura. Com ela a criança desenvolve o vocabulário e a imaginação.
Experimente livros compatíveis com a idade de seu filho. Não tente ler "Dom Casmuro" para uma criança de 2 anos. Será tedioso para ambos! Mesmo que você ame Machado de Assis! (E olha que gosto de Machado de Assis!) Hoje em dia as editoras descobriram a potência do mercado infantil. Passe em uma livraria (o que já é um bom programa) e dê uma olhada na parte infantil. Vocês vão se surpreender! Não tem a mínima ideia de qual levar? Os atendentes poderão dar orientações. Mas não se atenha só a capa do livro.

Algumas dicas (desta "rata" de livraria):

- para crianças bem pequenas livros de plástico e de fácil manipulação são ideais. Veja se não há pontas e se a tinta é atóxica. Isso também é importante. Este tipo de livro você pode lavar sem problemas. O que é um alívio depois de tanta geléia, mordida, mãozinhas sujas e .... (criança é uma caixinha de surpresas. Quando você acha que já viu tudo... ela prova que não é bem assim! rs, rs, rs...)

- para crianças um pouquinho maiores existem livros que possiblitam uma experiência nova com texturas, cores, e atividades integradas ao texto. Elas vão amar passar as mãozinhas em texturas diferentes (alguns lembram pelo de animais). Verifique se as letras são legíveis (grandes) e se as páginas são feitas para a criança manipular. Sem pontas e com páginas duras (tipo "papelão").

- crianças que já estão aprendendo a ler: você deve escolher livros que possuam letras grandes, imágens inspiradoras e palavras curtas. Nada com 200 páginas!

- se seu filho/a já sabe ler que tal um livro de aventura? Uma fada, uma bruxa, tudo que mexa com o imaginário desperta interesse. Sempre respeitando a idade.

- para adolescentes há uma imensa gama de opções. A aventura e o mistério ainda são os favoritos.

Mas o mais importante é que ao desenvolver o gosto para a leitura um leque enorme de conhecimento se abre. E sempre lembrando: as crianças imitam os adultos. Se você tem o habito de ler a criança tenderá a imitar os pais. (Em tudo! Dê sempre bons exemplos!)
Depois disso é só torcer para um dia chuvoso com aquele chocolate quente ao lado e um bom livro nas mãos! Um.... que delícia!!! Mas quer saber? Nem precisa de dia frio e chuvoso para uma boa leitura! Agora mesmo é uma boa!! Vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!