segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Chegada do bebê em casa

O bebê nasceu! É a hora de ir para casa! Pode bater aquela insegurança... e agora? Como vai ser? Vou dar conta? É natural começarmos a sentir aquele medinho no retorno ao lar. Tudo lindinho e no primeiro choro nos desesperamos.


Para que isso não aconteça existem algumas dicas. Vamos a elas.
Você deve delegar tarefas. A sua é a mais importante amamentar. Deixe os cuidados com a casa para outras pessoas. Peça para alguém ajudar. Concentre-se no seu bebê e em você. Deixe reservado um local confortável para a amamentação. Ele deve ser tranquilo e fresco. Você pode sentir muito sono já que o bebê no início não tem hora para mamar então descanse quando ele/ela dormir. Cuide bem da sua alimentação. Tudo o que você come o seu bebê "come" também através do seu leite.


E o papai? Claro que ele pode ajudar. Isso vai fortalecer ainda mais o vínculo entre o papai e o bebê. Você estará fazendo isso enquanto amamenta. Ele, o papai, pode trocar fraldas, dar o banho, conversar com o bebê.... Ah aquela desculpa de não sei trocar fralda... já era! Papais modernos de hoje, com os cursos de gestantes, não dá para usar esta desculpa. Vocês ainda não fizeram? Procure um rapidinho. Esta desculpa foi por água a baixo.


Quando o bebê chorar durante a noite o papai pode carinhosamente levantar e ver se o bebê está com fome ou precisa trocar a fralda.... Se o bebê estiver com fominha é só ajudar a mamãe a sentar confortávelmente  e colocar o bebê para mamar. Mas o papai tem medo de segurar o bebê? Não tem problema! Curso de gestante resolve o seu problema.

Parece difícil e em alguns momentos muito cansativo mais vale (e muito) a pena! E no final vocês terão muitas histórias engraçadas para contar. 
PS deixei alguns links no texto para "dar uma forcinha" para os mais preocupados. 

2 comentários:

  1. Regina
    Esse texto me deu uma saudade de quando eu tive minha filha, hoje ela tem quatorze anos,esse momento especial e delicado de receber a criança!
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise! É um momento delicioso mesmo. Neste momento é que a família começa a se conhecer. É sempre bom quando as pessoas lembram do dia de retorno ao lar com seu novo bebê. Muitas emoções voltam com todos os sentimentos que envolveram a família. Deve ser isso que vc sentiu.... (saudades deste tempo de ternura e... "são tantas emoções"...) Isso me emociona... beijos, beijos...

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!