terça-feira, 3 de novembro de 2009

Consulta médica?

Você quer saber como tirar o melhor proveito de uma consulta médica? Parece simples, né? Mas a maioria das pessoas esquecem de alguns detalhes. Aqui vão algumas dicas que servem para todas as idades.


dicas.gif

Anote o motivo da consulta. Exemplo: febre.
Aproveite e anote quando os sintomas começaram a aparecer, com que frequência eles aparecem e todos os detalhes mesmo aqueles que você ache dispensáveis. As vezes, o que você considerou um detalhe "bobo" é o que seu médico vai precisar para o seu diagnóstico.




Vamos pegar o exemplo da febre. Quando a febre apareceu? A que horas ela se manifesta? Há quantos dias ela está durando? Qual foi a temperatura aferida (pelo termômetro! Nunca confie só na intuição!) Não esqueça de anotar outros sintomas que você esteja sentindo. Por exemplo: febre e tosse seca.




Você tem alergia a alguma coisa? Isso é importantíssimo! Anote todas as suas alergias mesmo aquelas que você apresentou no passado e informe ao médico.
Você tem alguma doença (pressão alta, diabetes...)? Faz uso de medicações regulares? Por exemplo: remédios para a pressão, diabetes. E principalmente aqueles que você está usando por conta própria e/ou que são chamados de "naturais".




Leve suas anotações elas podem ajudar se você esquecer alguma coisa.
Marque a consulta e chegue com 15 minutos de antecedência para: assinar os papéis do convênio, solicitar a nota fiscal, ficar tranquilo e descansar antes da consulta, e também para não atrasar a consulta que vem depois da sua, e principalmente para você entrar no "clima". Aconteceu um imprevisto? Não vai poder comparecer a consulta? Ligue desmarcando assim que notar que não poderá ir. Você pode estar ajudando a outro paciente que poderá ir no seu horário. 






Quer saber mais? Clique aqui e veja mais dicas.





Aproveite para colorir este simpático médico!

4 comentários:

  1. Eu sempre faço isso, mas me sentia ridícula e tirava o caderninho da bolsa com vergonha... Agora estou toda prosa e quando puxar meu caderninho vou me sentir o máximo! Que bom que eu vim aqui hoje! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  2. Olá Tetê! Nossa(!) que bom encontrar alguém que já faz isso!!! Diga se não fica mais fácil e se você se sente melhor por perguntar tudo o que está lhe preocupando?!! Anotando não esquecemos nada! E continue "puxando o seu caderninho"!!!! Parabéns!!!! Você deixou um excelente exemplo!!!! Muitos beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom vc sabe que faço isso , mais tambem fazia com muita vergonha. Fica parecendo cola coisa de criança. Tipo o medico poderia pensar que eu nao conheço meu filho. Nossa essa mae precisa de papelzinho para saber como vai seu filho.Agora vou levar tudo escrito em uma cartolina(rsrsrs) e sei que nao vou precisar ficar fingindo que vou pegar algo em minha bolsa.Bjokas...

    ResponderExcluir
  4. Ótimo!!! Você vai ver como fica mais fácil! Quanto a cartolina...pode ser azul? (Rs, rs, rs...) Beijinhos.

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!