quarta-feira, 8 de abril de 2009

Gripe estou fora!!!


Estamos nos meses que antecedem o inverno. Este período é bom para falarmos sobre a vacina contra a gripe. Você já falou com o pediatra sobre esta vacina? Então aproveite a oportunidade.

A vacina contra a gripe protege contra o vírus Myxovirus influenzae. Nome bonitinho, né.... mas o problema pode ser bem grande. Imagine uma pneumonia. Imaginou? Pois é. Este ser microscópico pode fazer com que você venha a ter uma pneumonia. Mas observe, atentamente, que a gripe não é o resfriado comum que todos conhecem. O resfriado comum é ocasionado por outros vírus, como o sincicial respiratório ou o coronavírus ou... (existem outros, mas vamos ficar por aqui.) Com isso já podemos perceber o quanto um é diferente do outro.

E porque o período que antecede o inverno é o mais favorável? A vacina precisa de um tempo para sensibilizar o organismo, neste caso é de aproximadamente 15 dias. E todo ano deve ser reavaliada a necessidade de reaplicação. Isso ocorre porque os vírus possuem a propriedade de se transformarem ou como costumamos dizer, eles sofrem mutação. Esta mutação permite que ele "engane" nosso organismo e se instale provocando a doença. Os laboratórios já sabem disso e a cada ano modificam a vacina.

Gostou desta história? Parece até romance. Tem ação, romance e final feliz. Não acredita? Duvida? Vamos contar de outra forma para você explicar as crianças: era uma vez um belo Corpo saudável e cheio de energia. Ele era apaixonado pela bela Saúde. Uma linda moça.
Um belo dia a Saúde foi atacada pelo vilão, o malvado, "Influenza". O malvado raptou a pobre mocinha. Mas o Corpo estava prevenido e pediu para a Vacina chamar seus amigos os Leucócitos. Salvaram a Saúde das garras do Influenza e viveram felizes para sempre. Não é um lindo romance?

Assim as crianças não terão medo da vacina e se sentirão Super! A versão pode ser modificada. Fica por conta da sua imaginação. Histórias sempre divertem e tranquilizam as crianças. Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!