domingo, 10 de outubro de 2010

Obesidade - postagem

Lembrei da postagem coletiva sobre a obesidade.
Ano passado participei. Escrevi sobre obesidade
Fiquei pensando...
O que postar? É um assunto extenso mas muito delicado.
Para me inspirar passei no blog do sementinhas.
Foi aí que veio o estalo!
Claro! Criança só come aquilo que lhe é oferecido.
Explico melhor. Se ela está acostumada a comer biscoitos, balas, refrigerantes e coisas parecidas será um "sacrifício" sentir o sabor de outros alimentos.
Na verdade a rotina alimentar da família vai influenciar muito nas escolhas.
Não estou pregando o "extermínio" de guloseimas. Elas fazem parte da vida. Mas tudo com moderação. Evite oferecer as guloseimas como premio. A criança acaba por associar e achar que só estará ganhando sua atenção quando receber uma guloseima.
Troque a guloseima por um passeio Pode ser andar de bicicleta, patins, brincar ao ar livre..
As consequências da ingesta exagerada e/ou de alimentos altamente calóricos pode vir a trazer consequências para a saúde de seu filho.
Muitas famílias se esquecem que a qualidade da comida é muito importante. Mais importante do que a quantidade ingerida é a qualidade.
Algumas dicas para você conseguir fazer a criança comer bem:
- coma na mesa com toda a família. Sei que na correria da vida isso pode parecer impossível. Tente isso quando estiver em casa, domingo por exemplo. 
- não diga para a criança: "- não gosto disso!" Você pode não gostar mas dê a chance da criança sentir o gosto. Quando dizemos não gosto disso já criamos uma imagem negativa do alimento.
- convide a criança para ajudar a fazer o prato que ela mais gosta. Mas cuidado com facas e outros objetos que possam provocar acidentes. Já existem cursos de culinária para crianças. E não pensem que só as meninas gostam da brincadeira. Já vi meninos se saindo muito bem e até melhor do que meninas nestas aulas. Afinal os grandes chefes não são só meninas! 
- misture sabores, deixe a comida convidativa. Você já deve ter ouvido a expressão: "Primeiro comemos com os olhos!" E é isso mesmo! Quando você come fora cada prato vem caprichosamente enfeitado. Isso desperta o nosso cérebro para o apetite!!

Comer muito ou comer com baixa qualidade não ajuda no desenvolvimento da criança! Ela precisa de estímulos para descobrir novos sabores! Como se fosse um jogo, uma aventura em uma floresta encantada, uma descoberta! É tudo verdade e criatividade.


Deixo um desafio para os adultos
coma alimentos saudáveis por 15 dias. Não tome refrigerantes ou alimentos industrializados. No fim da maratona experimente um refrigerante. O gosto será bem diferente daquele que você se lembrava! Agora imagine com 1 mês ou mais. Dê uma chance a sua família e faça a a experiência.
Ps se fuma que tal parar? Colesterol alto e tabagismo é uma combinação perigosa! Procure seu médico e faça uma avaliação. Proteja-se! E lembre-se crianças aprendem tudo que vivenciam. Traga uma vivencia saudável para a sua família!


3 comentários:

  1. Regina,
    Essa dica vale para vida toda.adorei.
    Beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas e concordo plenamente...
    Vi seu recadinho em um outro blog e resolvi conhecer..serei sua seguidora...
    www.primeiraidade.com.br...

    ResponderExcluir
  3. Regina,
    que foto linda dessa garotinha.
    Eu quero muito que você leia o meu post de hoje. Reflexo é o nome, me deu muita vontade de compartilhar com você.
    beijo
    Denise

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!