sábado, 30 de outubro de 2010

Creche???

Chegando agora? Sem problemas! Este é um post, que faz parte de uma série de posts, com o objetivo de ajudar na difícil decisão, que muitas famílias enfrentam, com o retorno ao trabalho da mãe (após a licença maternidade ou nova recolocação no mercado de trabalho).   Já falamos sobre babás. Agora chegou a hora de falar sobre as creches.

O que você deve saber sobre a creche: simplesmente TUDO!

Mas algumas coisas merecem atenção especial. Verifique a estrutura e a localização. Explico melhor. Antes de entrar olhe por fora. Veja se existe segurança, portões abertos sem supervisão, se alguém recebe as crianças na porta, qual a reação das crianças com os funcionários, infiltrações, mofo...
Detalhe... isso antes de entrar. Ainda pelo lado de fora.

Quando entrar veja se você entra sem que ninguém pergunte algo. Se você pode entrar sem ser interpelado/a outros poderão fazer o mesmo. O que demonstra uma falha grave na segurança.
Passando para a visita ao local propriamente dito. (Vou dividir para facilitar o entendimento. Mas alguns itens devem ser observados em todos os locais)

Áreas de circulação:
Paredes limpas (sem infiltrações, mofo, umidade aparente ou descascadas), tomadas com protetor ou altas. Fios soltos ou fiação aparente? Fique atenta/o isso é um grande risco!!

Áreas externas:
- parquinho: areia no sol? Se for na sombra fique alerta. Pergunte quais os cuidados que são tomados com a areia. Brinquedos seguros e com supervisores são essenciais.
Áreas especiais (mesmo que seu filho/a seja pequena e não vá ter contato com estas áreas peça para visitar. Fazem parte da estrutura da creche/escola):
- horta (já para crianças um pouquinho maiores): a manipulação é feita com supervisão? Mexer na terra e ver as plantinhas crescerem é uma forma de explicar muitas coisas. Como por exemplo o ciclo da vida.
- mini zoo (também para crianças um pouquinho maiores): ver os bichinhos se desenvolverem e crescerem pode trazer um grande benefício para a criança. Tocar e sentir a pele/pelo/pena/casco... ajuda no desenvolvimento. Mas observe os locais onde os animais estão. O local está limpo? O bichinho recebe cuidados?

Agora vamos para a área interna:
- salas bem ventiladas são essenciais
- cadeiras e mesas adequadas para a idade e sem pontas
- berços na quantidade suficiente para o número de crianças?
- limpeza das salas e dos berços
- berços com grades que não permitam a criança passar um braço e/ou a cabeça (podem prender)
- veja as observações da área de circulação que também são válidas para este tópico

Um capítulo a parte são os banheiros.
Verifique os banheiros: se estão limpos e se as louças são adequadas para crianças. Torneiras pingando ou vazamentos não são bem vindos. Ainda no item banheiros verifique se o piso é anti derrapante principalmente no local para banho. No caso do bebê precisar de banheira não esqueça de perguntar sobre como é feita a higiene e peça para ver. Odor desagradável também é um fator importante.

Cozinha:
- sim você deve pedir para ver a cozinha da creche! Todas as observações das áreas comuns e dos banheiros (excerto as diferenças pertinentes) se aplicam a esta área em especial. Os funcionários devem estar com cabelo preso, unhas cortadas, higiene impecável (roupas limpas), louça lavada, pia limpa, fogões limpos (exceto se a cozinha estiver em funcionamento - afinal quando estamos cozinhando é inevitável um respingo ou outro. Use o bom senso!), chão limpo (isso parece bobo mas muitas pessoas esquecem do chão). Se existirem mamadeiras veja se são esterilizadas. 
Copos e pratos de material que permitam limpeza adequada e que não ofereçam risco de cortes.
Acabou? Não!!

Agora o fator humano:
- fale e observe os funcionários. Quando falo funcionários falo de todos! Observe as auxiliares de limpeza, auxiliares da creche, professores, orientadores, coodenadores. Fale com as pessoas que terão contato com seu bebê ou sua criança. Nem pense em sair sem falar com a diretora e a nutricionista (nem que precisa agendar um horário mais adequado).

Veja horários e quais as funcionalidades a creche tem a oferecer. Anote tudo e veja várias creches. Nunca feche com a primeira que você visitou. Ela pode ser a escolhida, no final, mas você precisa de parâmetros para avaliar. Tendo mais dúvidas agende nova visita. Fale com pais que já tenham matriculado a criança. Mas tenha bom senso!

Agora que você já viu isso tudo. Só mais uma coisa.
As crianças. Sim, observe as crianças. Criança feliz é criança com brilho nos olhos! Se você ver brilho nos olhos das crianças que frequentam a creche acrescente mais um ponto positivo. Elas são um ótimo termômetro!!

Anote tudo e pondere. Qual a melhor opção para toda a família. Cada família tem suas peculiaridades. E cada uma é especial ao seu modo. Então pondere e veja qual a melhor opção. Mas sempre reserve tempo para pesquisar e adquirir o maior número de informações que você puder. Filhos são bens preciosos que recebemos e merecem todo o nosso amor.


5 comentários:

  1. p.s. eu tive sorte da vovó me cuidar bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    Viemos fazer uma visitinha e desejar um ótimo
    fds
    Lambeijos e Ronrons muitos
    Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!!!
    Feliz Halloween para você também
    Beijinhos, Lambs e Ronrons
    Verena,Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  4. Uma tarefa e tanto para os papais...beijos e linda tarde! chica

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!