domingo, 11 de outubro de 2009

Meu bebê obeso?



Dia 11 de outubro! Estou participando da postagem coletiva para alertar sobre o problema da obesidade.
É importante ressaltar que esta postagem não vem acompanhada de receitas ou truques milagrosos. Ela tem o objetivo explicar de modo simples se seu bebê tem características de estar com o peso inadequado para a idade (sobrepeso ou obeso).
Você deve estar se perguntando. Bebê? Muitas pessoas acham que só adultos e adolescentes apresentam problemas com obesidade. Na verdade este é um problema que pode começar na primeira infância. Você já deve ter visto bebês muito fofinhos. São lindos e a primeira vista. Mas observe se este bebê é só fofinho ou se está muito pesado para a idade.
Muitos pais não fazem o acompanhamento adequado no primeiro ano de vida do bebê. E alguns acrescentam, por conta própria, farinhas e outros alimentos. Não sabem que isso pode levar a diversos problemas.
Quando suspeitar se seu bebê está obeso? A vovó, a titia, a vizinha dizem que ele está lindo!? Verifique a caderneta de vacinação do seu filho ela tem uns gráficos como estes (gráfico peso x idade).
Veja em qual curva ele está. Como saber? Muito simples veja as curvas abaixo. (Este gráfico é para meninas.)







Você deve ver se o peso do seu bebê está acima da linha indicada com P97. Bebês com peso superior ou nesta esta linha devem ser avaliados pelo médico pois estão com peso inadequado.
Caso a sua tabela não esteja marcada você mesma, em casa, pode fazer isso. Veja como:
Primeiro pegue os pesos do seu bebê para cada mês. Marque assim: no 1 mês suponhamos que ele tenha pesado 4,100g. Na linha horizontal você tem a idade e na vertical o peso. Marque o mês 1 e acompanhe até o peso de 4,1g. Observe que vai cair na quarta  linha que corresponde a P50 (o que é bom). Com 2 meses suponhamos que ele esteja com 5,000g.  Você vai fazer a mesma coisa. É muito simples. 


Este é para meninos. É só fazer a mesma coisa. 










Qualquer dúvida pergunte para o seu pediatra ou coloque aqui como comentário.
O mais importante: pessoas obesas ou com sobre peso merecem nosso respeito e nosso apoio. Incentive o esforço e dê seu carinho. Isso também ajuda no processo. Evite que seu filho ou filha coloque apelidos depreciativos nos coleguinhas. Isso torna a "batalha" muito mais difícil.
Ensine que carinho, respeito, consideração podem ser o início de uma grande e bela amizade! Afinal o "vírus" da amizade vale ouro!
Beijinhos para todos vocês com muito carinho.


Obs: os gráficos são ilustrativos. Use o da caderneta de vacinação de seu bebê ou sua criança. E observe se está usando o de menino para o menino e o de menina para as meninas. Existem algumas variações.




7 comentários:

  1. Oi Regina! Eu também participei na postagem coletiva! Eu fui um bebê obeso! Até os 9 anos estive na faixa da obesidade e, almoçando e lanchando na escola, consegui emagrecer. Sabe o que mamy fez? Me tirou da escola e me deu remédio para abrir o apetite! Nem preciso dizer que a família é toda gorda, né? E acha que é bonito! Para vencer a obesidade, só mesmo mudança de hábitos e uma dieta equilibrada. Muito bom o seu post! Bjks Tetê - totalmente Sem Neuras!

    ResponderExcluir
  2. Drª, tenho um bebe que nasceu com 55 cm e 3,700, com 9 dias já pesava 4 kgs, com 1 mês e 5 dias pesava 5,400, com mais 8 dias 5,700, agora com 1 mes e 20 dias está com 6 kgs. O que eu faço? Ele mama no peito o dia inteiro, toda hora, mas por poco tempo e a nooite faço um mingau ralo do leite nestogeno com aveia... Será q isso ta engordando tanto meu bebe? Será que pode ter alguma doença por trás? Minha glicose semmpre atingiu a casa do 65 durante a gestação, tem relação? Pq os próprios agentes da saude acha q ele ta lindo e esperto, todo mundo diz que ele ta fofo, lindo e grande, mas pesquisando na internet me assustei.

    ResponderExcluir
  3. Valdirene boa tarde. Se você colocar os dados que me passou no gráfico da carteirinha de vacina vai poder observar que ele está seguindo um padrão mais alto da curva, no entanto ele não ultrapassou a curva. Enquanto ele não apresentar outras sintomatologias observe e acompanhe com seu pediatra o desenvolvimento do seu bebê. Aproveite para discutir se há realmente necessidade de utilizar esta mamadeira. O ideal seria que vc não utilizasse a mamadeira. Por isso recomendo que converse com seu pediatra para avaliar a real necessidade da utilização da mamadeira.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Drº(a) meu bebe menino nasceu com 52 cm e 4 kg, hoje com um mes e doze dias ele pesa 6,045 kg e tem 58 cm tenho medo que ele fique obeso ou que ja esteja. Ele mama so no peito, mama toda a hora mas mama pouco de cada vez. Será que poderia me dar uma orientação.

    ResponderExcluir
  5. meu bebe tem 1 ano e 9 meses ele pesa 20kg e o tamanho dele é 94cm será que ele esta obeso?

    ResponderExcluir
  6. Dr. Minha bebê esta com 15 meses medindo 79cm e pesando 13,600kg, ela mama muito no peito quase o dia inteiro, fica pouco tempo mamando, e come pouco comida de sal e toma 1 danoninho por dia. Meu esposo e obeso, e o PE dela me fala pra fazer dieta pra nela, mas como faço se ela mama no peito ate hoje? Obs.: Ela não aceitou outro leite. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. A alimentação da sua bebê deve ser revista. Um bebê de 15 meses que mama no peito muito tempo pode estar substituindo a alimentação pelo seu leite. Sempre incentivamos o aleitamento materno mas há a necessidade de variar os alimentos conforme o bebê vai crescendo. Tente fazer uma experiência. Deixe com um adulto de confiança e só ofereça o seio pela manhã e a noite. Veja se ela se alimenta melhor. Siga a dieta que o seu pediatra prescreveu. Boa sorte

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!