sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novidades

Fiquem de olho nos marcadores!

Tem coisa nova pintando no pedaço!


Prepare sua criatividade e aguarde!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Preguiçoso

Oi turminha. Estava dando uma voltinha e descobri em um blog Arroubos Literários (do Ricardo Lemos) uma bela gargalhada. Espero que vocês gostem.
O Preguiçoso
O preguiçoso pergunta em tom quase de desespero:
- O que foi mesmo que o senhor disse?!
-Eu disse: "MÃOS AO ALTO", isso é um assalto!
-Ufa! Que alívio!
-?!?!
-Pensei ter ouvido "Mãos à obra"......

domingo, 5 de julho de 2009

Participação Internacional

Uma estrela internacional! Diretamente da Grécia para o Brasil!

Esta gatinha linda é uma greguinha muito sorridente, alegre e muito simpática!

Mamãe e vovó o que acham deste charme todo?


Correção

Lais é legal ter você participando! Já acrescentei seu nome na postagem dos aniversários. Pode conferir! Beijos e feliz aniversário!

Museu

Seu filho gosta de histórias?
Que tal dar um pulinho no museu? Lá existem muitas histórias para contar.





Passe por cada um dos objetos expostos. Dê explicações sobre o que vocês estão vendo. (Calma! Tem uma colinha perto de cada objeto! Ninguém sabe tudo!)
Veja e discuta o que vocês estão vendo. Discretamente anote (na cabeça mesmo) o que mais chamou a atenção da criança. Isso vai ajudar a estimular o desenvolvimento dela.
Exemplo: ficou fascinada com uma ceramica antiga e a múmia. Você pode mostrar piramides. E desenvolver geometria e matemática! Uma ótima forma de deixar a matemática mais agradável. Principalmente para quem ... digamos não tem muita satisfação com a matéria.
Suponhamos que seja um mapa antigo. Legal! Geografia está aí mesmo!
E assim vai. É diversão e conhecimento!
E de quebra seu/sua pequeno/a vai falar com o maior orgulho que tem os pais mais espertos do mundo! Quer melhor do que isso? Ser o herói das crianças?! É o máximo!!

sábado, 4 de julho de 2009

Ainda dá tempo!

Ainda dá tempo de participar da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). A edição de 2009 vai até dia 5 de julho.
Confira a programação para hoje:
10:00h O dissonante século XX - Alex Ross
11:45h Entre Quatro Paredes - Sophie Calle e Grégorie Bouillier
15:00h Segredos de Família - James Salter e Anne Enright
17:00h Fama e Anonimato - Gay Talese
19:00h Escrever é Preciso - António Lobo Antunes

Férias

Ainda sem ideia do que fazer nas férias? Aqui vai mais uma dica!
O Zoológico pode ser muito divertido! "Dá uma olhada!"



Mostre as características de cada bichinho.
O elefante tem orelhas grandes que lembram a história de um elefantinho chamado Dumbo. O que pode render uma história mais tarde. Os pinguins andam emgraçado e parecem estar vestidos para uma festa de gala (Cinderela?- pode ser...). E a diferença de camelo para dromedrário? O jacaré! É o bocão para o pediatra. A girafa.... comprida, com grandes pernas e pescoço longo. (Como algumas tribos. Você já deve ter visto meninas e mulheres com argolas no pescoço.) E os macacos? Sapecas e divertidos! Parecem crianças! Não param. O leão! Andar elegante e curioso.
É um passeio que pode, sem vocês perceberem, levar a uma volta ao mundo. Cada animal desperta alguma coisa dentro de cada criança. Isso leva a fantasias, desperta a curiosidade e a imaginação.
Aproveite cada minuto! Não esqueça de hidratar a criança oferecendo líquidos e de fazer um lanche bem gostoso! Geralmente elas ficam empolgadas e esquecem de beber e comer. Explique que a diversão não vai embora e que a parada para o lanche só vai durar alguns minutos. Leve um recipiente com líquido e ofereça diversas vezes. Não é porque estamos no inverno que devemos diminuir a quantidade de líquidos! Lembre-se sempre disso!
Aproveite e volte a ser criança! Vocês vão se divertir!
Beijinhos!!! Quem sabe nos encontramos lá?!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Chuva e férias

Estamos em tempo de inverno e alguns dias serão chuvosos e frios. O que fazer com a criançada de férias?
Uma das opções é a leitura. Com ela a criança desenvolve o vocabulário e a imaginação.
Experimente livros compatíveis com a idade de seu filho. Não tente ler "Dom Casmuro" para uma criança de 2 anos. Será tedioso para ambos! Mesmo que você ame Machado de Assis! (E olha que gosto de Machado de Assis!) Hoje em dia as editoras descobriram a potência do mercado infantil. Passe em uma livraria (o que já é um bom programa) e dê uma olhada na parte infantil. Vocês vão se surpreender! Não tem a mínima ideia de qual levar? Os atendentes poderão dar orientações. Mas não se atenha só a capa do livro.

Algumas dicas (desta "rata" de livraria):

- para crianças bem pequenas livros de plástico e de fácil manipulação são ideais. Veja se não há pontas e se a tinta é atóxica. Isso também é importante. Este tipo de livro você pode lavar sem problemas. O que é um alívio depois de tanta geléia, mordida, mãozinhas sujas e .... (criança é uma caixinha de surpresas. Quando você acha que já viu tudo... ela prova que não é bem assim! rs, rs, rs...)

- para crianças um pouquinho maiores existem livros que possiblitam uma experiência nova com texturas, cores, e atividades integradas ao texto. Elas vão amar passar as mãozinhas em texturas diferentes (alguns lembram pelo de animais). Verifique se as letras são legíveis (grandes) e se as páginas são feitas para a criança manipular. Sem pontas e com páginas duras (tipo "papelão").

- crianças que já estão aprendendo a ler: você deve escolher livros que possuam letras grandes, imágens inspiradoras e palavras curtas. Nada com 200 páginas!

- se seu filho/a já sabe ler que tal um livro de aventura? Uma fada, uma bruxa, tudo que mexa com o imaginário desperta interesse. Sempre respeitando a idade.

- para adolescentes há uma imensa gama de opções. A aventura e o mistério ainda são os favoritos.

Mas o mais importante é que ao desenvolver o gosto para a leitura um leque enorme de conhecimento se abre. E sempre lembrando: as crianças imitam os adultos. Se você tem o habito de ler a criança tenderá a imitar os pais. (Em tudo! Dê sempre bons exemplos!)
Depois disso é só torcer para um dia chuvoso com aquele chocolate quente ao lado e um bom livro nas mãos! Um.... que delícia!!! Mas quer saber? Nem precisa de dia frio e chuvoso para uma boa leitura! Agora mesmo é uma boa!! Vamos lá?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bicicleta

As férias estão chegando! Que legal!! A melhor coisa neste período é se divertir! Atividades ao ar livre são sempre uma boa opção. Que tal uma boa pedalada?
Gostou da ideia?
Isso é ótimo! Mas lembre-se de que mesmo que você já saiba andar de bicicleta alguns cuidados são necessários.
Aqui vão algumas dicas:


- lembre-se de sempre usar o capacete. É até muito legal. Você pode customisar com capas, adesivos ou usar um de uma cor bem bonita. As cores são diversas, dá para ficar na dúvida! Antes de comprar verifique se o tamanho está adequado para você. Experimente muitos antes de comprar. Verifique se o capacete tem um protetor para o queixo na fivela. E também se tem o selo do INMETRO.
- além do capacete você deve usar cotoveleiras.
- verifique se as joelheiras estão bem posicionadas.
- calçados fechados, tenis é uma boa opção.
- luvas podem ser usadas.
- veja se os seus pés chegam no chão antes de começar a andar de bicicleta.


Sei que você está achando tudo isso muito chato, mas pense bem. Você é um ótimo "motorista" mas sempre tem aquele amiguinho que está um pouquinho atrapalhado. Ou aquela menina da escola pode aparecer... ou quem sabe aquele menino charmoso...
E independente de qualquer coisa acidentes podem acontecer. Então não se esqueça de colocar os equipamentos de segurança.






Lembrete para os pais:
Antes da criança andar de bicicleta observe as dicas acima. Aproveite para ensinar as crianças a entender e a respeitar os sinais de trânsito. Isso é muito importante. Procure um local onde seja seguro e tenha espaço para esta atividade. Depois é só aproveitar!!! E boa pedalada para toda a família!!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Aniversário

Olá!!! Parabéns!!!! Muitas alegrias, felicidades, bolo, brincadeiras e surpresas para você!!! Beijinhos carinhosos!!!
- Lais 04
- Lawrence 10
- Beatriz 13
- Mariah 14
- Eduarda 16
- Alessandro 20
- João Felipe 20
- Guilherme 28
- Caroline 29
- Ana Carolina 31
(Seu nome não está aqui? Não fique triste. Fale com a mamãe para ela atualizar seu cadastro. Seu nome vai aparecer como mágica aqui! É sério!!)