sexta-feira, 9 de julho de 2010

Geração N

Você sabe o que é "Geração N"? É como está sendo chamada a geração (crianças e adolescentes) que não tem limites. O "N" vem de narcisista (Narciso que na mitologia grega vivia para contemplar o próprio corpo - pensava só em si mesmo). 
Rob Asghar em um de seus artigos classifica a geração N em crianças e adolescentes sem limites(narcisista). Ele diz que isso está acontecendo devido a culpa que os pais sentem em ter que fazer jornadas de trabalho extensas e exaustivas. Ele cita também a separação como um dos fatores.
O tempo que dispõem para ficar com os filhos diminui drásticamente. Para tentar compensar a ausência acabam por consentir atitudes/comportamentos para aliviar: o sentimento de culpa e o medo de que os filhos não gostem deles.
Segundo o mesmo autor uma pesquisa feita pela University of South Alabama  isso está formando uma geração que acredita que pode fazer o que bem entende sem consequências e que não é necessário esforço para conseguir atingir metas. A pesquisa diz ainda que os EUA poderão ter problemas com esta geração quando ela for adulta. 
Para especialistas em psicopedagogia este cenário não aparece apenas nos EUA. Aqui no Brasil também são encontrados estes jovens e com mais frequência do que podemos imaginar. Alguns afirmam que a criança está perdida em valores mal definidos e ausência de consequências. Ou seja, o não faz falta! Consentir em tudo não vai tornar os filhos melhores.
Alguns psicólogos afirmam que até 11 anos a criança sofre a influência na auto imagem que a criança tem de si mesma. Ou seja, se os pais forem do tipo que deprecia o filho com adjetivos pejorativos como por exemplo: "burro", "nunca vai ser nada na vida", "ele é tão bonzinho mas tão bobinho"... vão criar na criança uma auto imagem de incapacidade. Se, por outro lado, derem reforço positivo em excesso: geração N. Os psicólogos alertam também para outro fator importante. Pais que querem realizar os próprios sonhos com os filhos. Por exemplo: a criança detesta futebol mas o pai sempre quis ser jogador. Ele obriga a criança a fazer aulas de futebol. Outro exemplo: é a mãe que sempre quis fazer um determinado curso superior e não fez agora quer que o filho faça interferindo na vocação da criança.
Minha conclusão: O segredo é saber dosar.
E você? Qual a sua opinião?



3 comentários:

  1. Muito importante o equilíbrio e ponderação que, como em tudo na vida, devem estar presentes...beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Regina querida, super querida
    Esse seu texto é de uma importância enorme na vida dos pais, principalmente quando você fala dos pais que querem realizar os próprios sonhos com os filhos.Eu acho muito difícil educar, mas acredito que o segredo é estar atento ao filho, prestar atenção nos passos dele. Muito legal esse seu blog.
    Beijo no coração e obrigada por seu carinho de sempre, é importante pra mim.
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina,

    Realmente não é fácil educar os filhos hoje em dia, tem que haver muito equilíbrio, determinação e paciência dos pais!

    Ótima postagem... Beijos!

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!