quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bullying

Bullying o que é? É todo tipo de comportamento agressivo sem razão. E não pensem que isto acontece só com adolescentes. Já existem casos relatados de crianças de 4 anos que sofreram com o bullying.
Como evitar.
Em casa:
Cultive o habito de conversar com seus filhos desde pequenos.
Observar mudanças bruscas de comportamento. Por exemplo: gostava de ir para a escola e sem mais nem menos detesta a hora de ir para a escola. Queda do rendimento escolar.
Mostre para a criança/adolescente que podem denunciar as agressões. E se isto acontecer não critique a criança. Busque soluções. Não incentive a troca de agressões físicas.
Mostre para a criança/adolescente que você está empenhado em ajudar/encontrar uma solução. Vá a escola e converse com os professores/orientadores/diretor.
Identifique o/os agressor/es. Não deixe que a criança/adolescente se sinta diminuído por procurar ajuda.
Alguns casos de bullying são estimulados pela própria família; sem que a família perceba isso. Por exemplo nos dias atuais muitos pais e mães trabalham fora. Então fazem tudo pela criança e não conseguem dizer não. Com isso a criança pode desenvolver um comportamento agressivo, ser muito mimada, tornar-se egocêntrica, egoísta e sem limites.

Muitas pessoas acham que agressão é só agressão física. Mas existem agressões tão ou mais danosas do que a física. As agressões verbais. Por exemplo: algum apelido pejorativo, deboche constantes, humilhações, perda de dinheiro com frequência... podem provocar um dano difícil de ser contornado.
Fique atento. Isso é mais comum do que muitas pessoas pensam.
Proteja o seu filho e ensine seu filho a reconhecer os agressores e a se afastar.

Caso seu filho seja a vítima ou o agressor. Procure a orientação de um profissional.
Ele poderá ajudar a lidar com a situação.

3 comentários:

  1. Todo cuidado é pouco com isso.Precisamos estar de olhos e ouvidos ANTENADOS com qualquer sinal...beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina!

    Ótimo esse post. Todas as mães devem ficar atentas aos seus filhos, pois o bullying é coisa SÉRIA!

    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Neste momento de desrespeito total a vida, o ser humano está perdendo a identidade no que nos difere as feras,respeitar está ficando fora de moda,mas ainda acredito no que a de bom neste mundo,nas crianças.
    Pais amando e repeitando, professores apaixonasdos pela educação e muita Fé!!!

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!