quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Rinite

Você sofre com rinite alérgica?


Então vamos brincar de detetive?
Aqui você vai encontrar algumas dicas para evitar o aparecimento dos sintomas.
Primeiro entre no seu quarto. Prá que? Certo... pode ficar por aqui por enquanto (rs, rs, rs). Chega de enrolação, vamos lá!
Primeiro você deve lembrar quem é o seu principal inimigo. Em geral ambientes com ácaros, odores fortes, pelos, mofo, umidade, poeira, fumaça ... prejudicam muito o paciente com rinite.
Lá em cima eu disse para você ir para o seu quarto mas já que você ficou por aqui vou dar uma lista de coisas que todo mundo esquece de ver e que influenciam muito nos pacientes com rinite alérgica.
Detetive procure estas pistas para saber se você está preparado para enfrentar a rinite. Depois digo como você vai contar os pontos.
Começando pela cama: peça para um adulto tirar o colchão e veja se existe poeira no estrado. Aproveite para colocar o colchão no sol. Assim você se livra de um monte de ácaros! (E faz mais pontos!) Veja os  travesseiros você pode encapá-los! Há capas próprias para pacientes alérgicos!
Tapetes... veja se a mamãe deixa você tirar os tapetes. Explique para ela que é ali que muitos "bichinhos" se escondem para provocar doenças. Mas se for carpete fica mais difícil. Você pode ver se existe alguma empresa que faça higienização de carpetes e estofados (sofá, poltronas).
Agora vamos olhar as paredes e o teto. Veja se encontra alguma mancha ou umidade. Vai pintar o quarto? Que tal usar tintas sem cheiro e fazer uma visita para um amigo por uns dias? Vai ser divertido! Ah, pode ser na casa da vovó (ela vai adorar)! 
Outro item importante é o ventilador de teto que muitas pessoas usam. Lembre de usar pano úmido em todos os lados das pás. Se você usa ar condicionado pergunte se o filtro é limpo 1 vez por semana.
Evite bichinhos de pelúcia. Hoje já encontra-se com facilidade bichinhos feitos com materiais laváveis e muito fofinhos.
Mantenha as janelas da casa abertas para arejar o ambiente. 
Alguém costuma fumar em casa? Explique que fumar além de fazer muito mal para a saúde da pessoa que fuma pode trazer doenças para quem ocupa o mesmo cômodo. Use aquele jeitinho especial para falar que só você tem.
Contagem dos pontos: 
Para cada item descrito que você cumprir ganha um ponto. Ganha quem cumprir o maior número de tarefas. Dica para aumentar os pontos. Faça isso na casa inteira! Cada comodo que você investigar você ganha um bonus de 10 pontos além dos pontos que você fizer. (rs, rs, rs... pode fazer na casa da vovó também! Olha quantos pontos você pode ganhar!)
E depois pode deixar registrado aqui (comentários) os seus pontos!
Vamos brincar de detetive?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!